É Rodeio

Jaguariuninha é um sucesso!

18/02/2018

Costuma-se chamar de “Barretinhos” os rodeios pequenos, realizados em pequenas comunidades do interior, muitos deles na área rural, numa alusão ao maior rodeio em touros do país, o de Barretos, em São Paulo. Entretanto, há oito anos o salva-vidas Chicão, junto com o irmão dele, Pingo, e a família, criaram o “Jaguariuninha”, em homenagem ao rodeio de Jaguariúna, que já foi o segundo maior do Brasil. Na verdade, o nome foi escolhido para fugir do comum e é o único que se tem conhecimento no país. No começo era uma diversão, poucos peões, estrutura mínima e premiação irrisória. Hoje a coisa é mais séria.

No sábado (17), a Revista É Rodeio esteve registrando a segunda noite do “Jaguariuninha” 2018 e constatou que o evento não perde para muitas festas tradicionais da região. O rodeio é realizado na chácara da família, entre os municípios de Xambrê e Pérola. O público não paga nada pra assistir e, desta forma, o evento atrai pessoas de várias cidades circunvizinhas. O relógio marcava quase meia-noite quando o rodeio começou e o público continuava chegando. As pessoas se aglomeram em torno da arena, onde cada espaço é precioso. A simplicidade impera em quase tudo. Faz lembrar os primeiros anos do rodeio no Brasil, sem frescuras, sem cantor impondo horário para o rodeio. Tudo muito sertanejo, do jeito que tem que ser.

Foram 89 montarias na noite, avançando madrugada adentro. Uma festa bonita, com boa sonorização, iluminação e bons locutores, mas nada de estrelismo. Quatro no total: João Gavião, Fred Arigoni, Coca Litro e Getúlio Matos. Boiadas qualificadas, entre elas a 3 Irmão, Bulls 21X, a PH Diogo e a Cia Pacheco, e alguns peões que já tem currículo no rodeio. O prêmio para o campeão, que será conhecido neste domingo, é uma moto 125, usada mas em bom estado. O campeão também ganhará um passaporte para disputar três etapas da Ekip Roseta este ano. Sem glamour e com poucos recursos, o “Jaguariuninha” vem trilhando o caminho do sucesso.

Copenhagen Piramidy Iha FM Os Vaqueiros Radade
REVISTA É RODEIO ®
A REVISTA DO RODEIO BRASILEIRO
44 3056-1015